sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Reforma com Tijolo Ecológico / Solo-cimento

O Calcanhar de Aquiles


Talvez o único argumento forte da desvantagem da alvenaria estrutural usando tijolo solo-cimento (ecológico) é o fato de qualquer reforma, ampliação, modificação exigir maiores cuidados e preocupações. Ainda que seja possível, qualquer alteração na alvenaria estrutural deve respeitar algumas limitações e levar em conta alguns aspectos para ser bem sucedida.

É fato que, em se tratando de alvenaria estrutural, não será possível abrir um vão em qualquer parede, não se pode simplesmente demolir algum espaço e fazer as modificações que deseja sem um estudo detalhado e muito cuidado. Como já citado no post Cintas de Amarração, a cada 70 centímetros ou até 1 metro, os vazados dos tijolos são preenchidos com uma barra de ferro e concreto, além disso, horizontalmente há as cintas que percorrem toda a casa em duas alturas, comumente 1,10 m e 2,20 m. Esses itens tem função estrutural, ou seja, eles farão a sustentação e distribuição das forças por toda a parede. Logo pode-se imaginar que não podemos simplesmente interromper e remover isso sem algum critério.

Há uma complicação maior ainda caso não exista projeto das alvenarias que se deseja alterar, motivo pelo qual insisto que um projeto completo, atualizado e respeitado do começo ao fim da obra, é garantia de tranquilidade por toda a vida da casa. Se você precisa mexer em algo que desconhece, não sabe como foi feito e o que vai encontrar, quando começar a reforma, isso se torna ainda mais crítico e com imenso potencial de problemas.

Eu estou em ambas as situações. Preciso mudar vãos de lugar (portas e janelas), fechar as existentes, providenciar hidráulica e elétrica em novos pontos, tudo isso em paredes que não possuem qualquer documentação. Já removemos paredes por completo por, ao iniciar os trabalhos de reforma, perceber que não possuíam as devidas amarrações ou ofereceriam risco ao que se pretendia fazer depois. Agora entramos em uma situação em que não há muito o que se possa remover por completo. Basicamente preciso mudar 2 portas e 2 janelas de lugar, fechar os vãos de onde estavam e separar dois cômodos que eram integrados. Parece fácil, mas não é.

Não é pois não quero rebocar ou ter que refazer muita coisa. Não posso também correr o risco de abalar o que já está construído. Porém abrir um vão novo em uma parede dessas pode causar danos que vão desde rachaduras nos tijolos até a perda da sustentação de toda uma parede. Fechar um vão também não é mais simples: é preciso fazer novos grouts para sustentação e firmeza do preenchimento, pode também não ser possível montar os tijolos de forma correta como se a parede estivesse sendo feita do zero, dando sequencia na montagem dos tijolos alternados, como no caso onde acaba a fiada antes do vão com um meio-tijolo. O correto seria retirar o meio e substituir por um tijolo inteiro e assim sucessivamente, fechando o vão. Tudo isso garantindo sustentação e aparência adequados. Um trabalho de artesão.

Eu terei uma casa nova, exigi e estive todo tempo cobrando aparência e qualidade impecáveis e não gostaria de conviver com remendos, onde quer que fossem. Porém terei que aceitar que ao fechar um vão, será facilmente possível identificar que ele existiu um dia alí. Também vou ter que assumir o custo relativo ao revestimento de algumas paredes onde isso não estava previsto, caso a montagem dos tijolos no preenchimento não obedeça o padrão correto.

Vou exemplificar cada item desse aqui, pois é justamente algo que não encontrei relatos sobre. É algo que quem pretende construir com esse tijolo tem que pensar desde o início, seja para providenciar soluções que prevejam/facilitem uma futura ampliação, seja para entender as complicações e necessidades quando resolverem fazer alguma mudança desse tipo.

Hoje vou mostrar a parede da futura área de serviço, onde abriremos uma nova porta e reduziremos a janela. Da forma como ela foi feita no passado pelo antigo dono, ficou difícil apenas abrir o novo vão e subir o peitoril da janela. Foram preenchidas 4 canaletas acima da altura da janela, das quais 3 teríamos que remover para permitir as novas alturas dos vãos. Ao iniciar a abertura do vão, percebemos que esse peso todo iria fazer a parede ruir e decidimos por remover parte da mesma.

Como foi um dia:


Como estava até o final de semana:


Hoje:


Outra do final de semana:


Aqui já com grande parte removida:



Novamente, como foi um dia a lateral da casa:



Essa da época antes da concretagem do radier:


Aqui bem visível a parte lateral e superior removida:



Além disso, entre a nova porta e a janela, precisamos de sustentação, de um grout que saia desde o chão até a altura das cintas de amarração. Não contaríamos com a sorte de encontrar um grout no lugar exato que precisávamos, portanto sem remover essa parte central da parede, não seria possível garantir a sustentação da parede após as modificações. Os grouts que existiam, estavam justamente no lugar onde teremos os vãos novos, o que os torna inúteis. É o tipo da coisa que pode ser antevista, se existe a pretensão de um dia abrir um vão em determinado lugar. Define-se os grouts como se o vão estivesse alí, aí no momento em que desejar abrir, basta um trabalho cuidadoso com o disco de corte e pronto, nenhum impacto estrutural.

Cortar esse tijolo assentado na parede, também não é algo simples. Qualquer descuido e ele racha. Se for chumbar uma porta ou janela em um tijolo rachado, terá problemas. O trabalho com o disco de corte tem que ser criterioso, para que não fique visível defeitos provenientes do corte, após as esquadrias instaladas e acabamento refeito.

Para ajudar, o tijolo de 30 cm que fui forçado a comprar para elevar as paredes da casa antiga que usavam essa medida, não tem realmente 30 cm e são muito quebradiços, especialmente as canaletas. Onde iriei revestir não terei tanto problema, mas nos oitões em cima da alvenaria antiga, estou um pouco preocupado com o resultado final.

Ao longo dos dias vou postando esses pontos mais críticos da reforma, o problema e as soluções que tomamos.






Se desejar navegar por todos os posts sobre o tema Reforma, use os marcadores na lateral direita do Blog e encontrará o marcador: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Reforma ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário