terça-feira, 13 de agosto de 2013

Yes, Nós Temos Pilares de Tijolo Ecológico / Solo-cimento!

Se Preparando Para o Telhado


Uma casa toda varandada, esse era o meu sonho desde sempre. Com o visual que tenho, as dimensões do terreno e a integração com a natureza do local, precisava ter áreas externas protegidas por um telhado, que ao mesmo tempo fizessem parte da casa, tal qual um cômodo designado para o lazer. Isso somente uma varanda pode prover.

Eu usei e abusei delas no projeto. Serão mais de 90 m² de varanda, se considerado também a área do abrigo/garagem e uma nova varanda que pensamos recentemente para os fundos da casa. Com isso serão 11 pilares para sustentação do telhado que cobrirá cada uma das varandas, todos construídos com tijolo solo-cimento (ecológico), claro.

Quem for leigo sobre o assunto e se deparar com um pilar usando esse tijolo, pode achar que ele não suportará a carga de peso e demais forças que atuam sobre o mesmo, ao longo da vida de uma casa. É curioso ver como, antes de terem os vazados preenchidos, são moles e aparentemente frágeis. Até escorados eles são enquanto o concreto seca e venha a ofereçer a resistência necessária, sempre sendo conferido o prumo para evitar efeitos estéticos desagradáveis. Usando os grouts corretos, o pilar oferecerá a resistência necessária para suportar todo o peso do telhado como se fosse um concreto convencional, uma vez que os tijolos fazem parte da estrutura e, se dentro da norma, possuem no mínimo resistência a compressão de 2 Mpa (± 20 kgf/cm²). Estamos usando barra de 3/8" nos grouts, superando o previsto na planta estrutural.

Assim o telhado começa a se tornar realidade, com os oitões já próximo das alturas finais e os pilares pontilhando o visual.

Quando antes da secagem do concreto, escorados para manter o prumo:








Agora já com 2,60 m finais:







E a panorâmica atual:








Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria





Nenhum comentário:

Postar um comentário